
Eles surgiram quando o vocalista e guitarrista, Yannis Philippakis, nascido na Grécia e imigrante na Inglaterra se junta ao seu amigo de infância e colega de universidade, o inglês e baterista, Jack Bevan. Os dois tocavam juntos numa banda chamada "The Edmund Fitzgerald", mas largaram quando acharam que as coisas estavam sendo levadas sérias demais e resolveram saír para um lance mais de "diversão fazendo música".
A banda, originalmente, contava com os vocais e guitarras de Andrew Mears, que largou a banda para seguir seu projeto paralelo, "Youthmovies", cedendo sua vaga para o então guitarrista e vocal de apoio, Yannis. Mais tarde foi incorporado, Edwin Congreave, colega de Oxford e dj de techno, que nunca esteve numa banda antes, acrescentando o teclado e finalizando a formação dos caras.
O cd de estréia, "Antidotes", foi produzido por Dave Sitek da banda "TV On The Radio" e pela socialite Wendy Jane. O som, além da massiva influência do punk rock, segundo eles, tem inspiração no techno, como "Monolake", no pop comercial de "Nelly Furtado" e "Gwen Stefani" e no rock de "Radiohead".
"Foals" atualmente está abrindo os shows para seus colegas ingleses do "Bloc Party" em um festival londrino, a convite dos curadores "The Breeders". Já fui num show deles aqui em São Paulo, e posso confirmar que eles tocam e contagiam muito ao vivo, é um rock rápido, barulhento, forte, do jeito que os djs e as pistas gostam!
Deixo para vocês dois clipes dos caras e aguardo, impacientemente, o segundo trabalho deles!